SEGUNDA, 05/07/2021, 07:04

Crea Paraná firma posicionamento contrário ao decreto que quer ampliar abrangência de projetos feitos por profissionais técnicos

Profissionais de nível médio querem tocar obras de até 300 metros quadrados.

O Conselho Regional de Engenharia do Paraná está preocupado com um projeto que tramita a nível federal que autoriza técnicos de nível médio a realizarem projetos de edificações com até 300 metros quadrados.  Atualmente, esses profissionais podem tocar obras de até 80 metros quadrados.

O Crea-PR é contra porque acredita que esse tipo de projeto mais abrangente só pode ser feito por engenheiros, com formação de nível superior.

O engenheiro Brazil Versoza, conselheiro em Londrina, considera imprescindível manter equilíbrio entre formação, exercício profissional e segurança para a sociedade.

O Crea cita que a formação dos técnicos em nível médio é 1.200 horas. Já os cursos de engenharia são de cinco anos de formação com mais 3.600 horas. 

Segundo Brazil Versoza, o posicionamento do Crea não está relacionamento a uma preocupação de fazer reserva de mercado. O conselheiro afirma que o pedido de ampliação poderá aumentar a insegurança de projetos de construção civil.  

A reportagem não conseguiu contato com os representantes do Conselho Federal dos Técnicos em Londrina.

Por Guilherme Marconi

Comentários