SEGUNDA, 13/07/2020, 06:10

Crea recebe mais de 50% de denúncias equivocadas

Entre as demandas apresentadas e que não são de responsabilidade do Conselho estão: falta de uso de equipamentos de segurança em obras, riscos de desabamentos, tapumes ou que invadem calçadas e construções em área de preservação ambiental.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - Crea-PR, regional de Londrina atendeu, no ano passado, 388 denúncias diversas.

Segundo dados da entidade mais de 50% desse volume são denuncias que não competem ao setor. 214 denuncias não geraram Relatório de Fiscalização o que corresponde a 55%, ou seja, não tinham relação com as atribuições da autarquia.

Segundo o Facilitador de Fiscalização do Crea-PR e Engenheiro Civil, Alexandre Barroso, entre as denuncias que não competem a entidade estão: falta de uso de equipamentos de segurança em obras, riscos de desabamentos, tapumes ou que invadem calçadas  e construções em área de preservação ambiental.

Ainda de acordo com Alexandre, algumas das denuncias que não competem ao órgão são repassadas para as autoridades competentes que atendam a demanda.

Obras, reformas, instalações e licitações relacionadas às áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências que apresentarem irregularidades quanto ao exercício ilegal do responsável técnico podem ser denunciados ao Conselho.

Os números de denuncias de Londrina e região estão acima do estadual, que fechou 2019 com 4.281 denúncias, sendo 2.063 geradas e 2.218 não geradas (51%).

O Crea recebe as denuncias pelo site ou aplicativo do órgão sem ser necessário se identificar.

Comentários