SEGUNDA, 02/05/2022, 10:50

Cresce número de paranaenses que vão dar presentes no Dia das Mães, aponta pesquisa da Fecomércio

Índice segue tendência de alta, registrada no ano passado. Maior parte dos consumidores deve ir às compras nesta semana.

Uma das datas mais importantes para o comércio, o Dia das Mães deve movimentar as lojas do estado. Isso porque, segundo uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), 80,3% dos paranaenses pretendem presentear na data. 

É o maior nível registrado nos últimos oito anos e segue a tendência de alta que foi apontada no ano passado, quando o índice chegou a 80,2%. Segundo Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade, devem ser movimentados, em nível nacional, mais de R$ 14 bilhões em vendas relacionadas ao Dia das Mães.

Entre os entrevistados que disseram que vão presentar as mães, no domingo, 41,1% eram homens e 39,1% eram mulheres. Na análise por faixa de renda, a maior parte dos que pretendem levar lembranças na data ganham de dois a cinco salários-mínimos.

A pesquisa também mostrou que 63% das pessoas pesquisam os valores antes de realizarem as compras. Pouco mais de 43% destes consultam os preços pela internet. Já 19%, aproximadamente, vão às ruas para fazer o levantamento.

A previsão é que o maior movimento nas lojas seja observado nos dias que antecedem a data. A sondagem apontou que mais de 87% dos consumidores deixam para comprar o presente na semana anterior ao Dia das Mães.

Quanto ao valor dos itens, Schmidt diz que a maior parte dos paranaenses pretende gastar até R$ 100,00. Por outro lado, o percentual de pessoas que devem desembolsar mais de R$ 200,00 teve um crescimento significativo, passando de 8,4% para 18,5%. O tíquete médio ficou em R$ 134,25. O maior registrado desde 2015, quando teve início o monitoramento.

Neste ano, a pesquisa registrou uma queda expressiva no número de consumidores que pretendem adquirir as lembranças em estabelecimentos que ficam no centro das cidades, com uma redução de 14,2%. Já a intenção de compra em lojas de shoppings aumentou significativamente, sendo a preferência para 22,4% dos entrevistados. As opções por lojas de bairro e comércios virtuais também cresceram.

A maior parte dos consumidores, 64% deles, prefere o pagamento à vista. Ainda segundo o levantamento da Fecomércio-PR, houve uma queda na quantidade de pessoas que foram impactadas pela pandemia da Covid-19, passando de 62,3%, em 2021, para 37,7%, neste ano. O menor patamar registrado pela pesquisa foi em 2020, início da crise sanitária, em que apenas 68% das pessoas entrevistadas disseram que presenteariam na data.

A pesquisa da entidade também registrou que, entre os quase 19% de paranaenses que responderam que não dariam lembranças, o principal motivo foi a morte ou ausência da mãe.

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