SEGUNDA, 21/09/2020, 06:55

De janeiro a agosto, 43 pessoas morreram no trânsito de Londrina

Número geral de mortes sinaliza para uma queda em 2020, mas diretor da CMTU se mostra preocupado com os óbitos por atropelamento e diz que esse vai ser um dos focos da Semana Nacional do Trânsito aqui na cidade.

A programação que começou na última sexta-feira, com distribuição de kits de higiene para caminhoneiros em frente ao Parque de Exposições, segue até a próxima sexta, com uma série de atividades educativas e de conscientização sobre a violência no trânsito de Londrina, que vitimou, nesses primeiros oito meses do ano, 43 pessoas. O Placar do Trânsito da CMTU mostra uma redução nas mortes entre 2018 e o ano passado de quase 15%, de 83 para 71 óbitos.

O diretor de trânsito da Companhia, major Sérgio Dalbem, avalia que 2020, por conta da redução de aproximadamente 20% no número de veículos nas ruas, principalmente por causa das escolas fechadas, também deve registrar queda geral nos óbitos. Mas, o diretor da CMTU se mostra preocupado com as mortes por atropelamento.

Nesta segunda-feira, a Semana Nacional do Trânsito continua com a entrega de antenas corta-pipa, álcool em gel e máscaras de proteção para os motociclistas, além de mais uma ação da campanha “Olhe e Sinalize” na área central da cidade.

Nesta terça, em frente ao prédio da Prefeitura, a CMTU vai doar coletes refletivos também para o pessoal das motos e mais atividades de conscientização sobre o o uso da faixa de pedestre. Na quarta, durante todo o dia, tem a tradicional benção dos carros na paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia. Na quinta-feira, em frente ao Sesc da avenida Saul Elkind, vai ter entrega de kits para ciclistas com bracelete refletivo para pedaladas noturnas e máscara de proteção.

Sergio Dalbem, explica que todas as atividades da Semana Nacional de Trânsito são realizadas no sistema de drive thru e com todos os cuidados em relação ao coronavírus. Outra preocupação, segundo o diretor de Trânsito da CMTU, é com os motociclistas, principalmente os entregadores, que na pandemia estão trabalhando como nunca. Até agora foram 15 mortes em 2020.

Na sexta, último dia da Semana nacional do Trânsito, a CMTU retorna à região do Parque Ney Braga para mais uma ação junto aos caminhoneiros e uma nova etapa da campanha “Olhe e Sinalize”.

Comentários