TERCA, 08/12/2020, 18:02

Decoração de Natal pede cuidados especiais na hora da instalação

Confira dicas para decorar a casa com segurança e prevenir possíveis dores de cabeça.

Em dezembro muitas casas recebem uma nova decoração, por conta das festas de fim de ano. Mas é preciso atenção na hora de instalar os itens natalinos. De acordo com Alessandro Maffei, gerente de segurança da Copel, acidentes causados pela montagem da decoração de natal são comuns, com risco de choques elétricos e curtos-circuitos. Ele explica que os cuidados devem ser tomados não apenas na montagem, mas desde o momento da compra dos equipamentos. A principal orientação é escolher adequadamente os produtos da decoração, prestando atenção à qualidade dos itens e se possuem certificação do Inmetro.

Segundo Maffei, o próprio sistema elétrico da casa pode não estar preparado para a iluminação instalada, causando uma sobrecarga. Ele orienta fazer a instalação dos equipamentos com a rede elétrica desligada, evitando conectar muitos equipamentos em uma mesma tomada. Em caso de reaproveitamento de decorações, é preciso verificar atentamente se algum cabo está exposto e testar os itens antes mesmo de montar em uma árvore de natal.

O gerente de segurança ainda destaca que existem diferenças técnicas nos equipamentos de iluminação para ambientes internos e externos. Utilizar a decoração adequada para as condições de cada espaço é importante para evitar acidentes mais graves. No caso de instalação em locais abertos, como fachadas e telhados, é preciso estar atento também ao risco de queda.

Além dessas orientações, Maffei lembra que o cuidado com crianças próximas à decoração deve ser redobrado. Quando sair de casa, as iluminações devem ser desligadas da tomada.

Por Victor Assis

Comentários