SEGUNDA, 11/01/2021, 16:39

Defesa Social fecha 2020 com aumento de 100% no número de atendimento e reitera importância da contratação de novos guardas municipais

Para secretário, efetivo precisa ter, no mínimo, cem agentes a mais para dar conta da demanda.

A Secretaria Municipal de Defesa Social fechou o ano de 2020 com um aumento de 101% no número de atendimentos na comparação com o que foi registrado em 2019. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (11) pela corporação. A elevação foi puxada, principalmente, pela fiscalização relacionada à pandemia de coronavírus, responsável por gerar mais de dez mil denúncias às equipes durante todo o ano passado. Já a Central de Monitoramento da Guarda atendeu, em 2020, 30.511 chamadas. Durante todo o ano passado, as equipes de plantão também realizaram 78.330 atendimentos diversos, com a contabilização de 10.308 boletins de ocorrência, uma média de mais de 850 por mês.

 

Os guardas registraram, por exemplo, 163 situações de furtos, 57 de dano ou depredação e 18 de arrombamento, isso somente em prédios públicos, além de 486 autuações baseadas na Lei Seca municipal. Também foram computados 65 boletins por tráfico de drogas, recuperados 27 veículos e apreendidas oito armas de fogo.

 

Já em relação à Patrulha Maria da Penha, foram atendidas 625 chamadas, com a confecção de 432 boletins de ocorrência.

 

Em entrevista à CBN, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Guarda Municipal, que, conforme ele, atua em diversas áreas.

 

Ramos adiantou, ainda, que o balanço de atendimento foi anexado a um ofício, já encaminhado à prefeitura, no qual ele pede pela contratação de mais guardas municipais. Pelo levantamento preliminar, segundo o secretário, o efetivo deveria contar com pelo menos cem agentes a mais para dar conta de toda a demanda. Apesar da urgência no pedido, Ramos reconheceu que ainda não há previsão de quando novos guardas serão contratados.

Por Guilherme Batista

Comentários