SEGUNDA, 10/04/2017, 00:30

Departamento de Estradas de Rodagem recebe aparelho para monitorar viadutos da PR 445

Segundo o superintendente do DER, em 15 dias, o viaduto da Dez de Dezembro deve ser liberado para o tráfego.

O inclinômetro, aparelho que vai monitorar o solo na área dos viadutos da PR-445 com as avenidas Dez de Dezembro e Waldemar Spranger, foi finalmente entregue ao DER. Em janeiro, ainda não havia data definida para a chegda dele. Em fevereiro, foi dado como prazo o fim do mês. Mas ele chegou só agora, em abril. A instalação do inclinômetro faz parte do acordo feito com o juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública e o Ministério Público. Segundo o superintendente regional do DER, Sérgio Selvatici, a construtora deve iniciar a instalação de guias para o funcionamento do aparelho na Waldemar Spranger nos próximos dias. Esse trabalho já foi feito na Dez de Dezembro.

O superintendente do DER diz que a obra só será entregue depois que forem feitas as primeiras medições de monitoramento do solo.

De acordo com Selvatici, o tráfego de veículos sobre o viaduto da Dez de Dezembro deve ser liberado em 15 dias, mas isso depende do andamento de alguns pequenos reparos.

Selvatici avalia que, no viaduto da Waldemar Spranger, o prazo para liberação do tráfego vai ser um pouco maior, cerca de 30 dias.

Segundo o superintendente do DER, o monitoramento dos viadutos é feito com medições periódicas do inclinômetro. Em caso de movimentação do solo, os técnicos verificam se essa alteração é significativa.

Comentários