TERCA, 22/09/2020, 18:43

Depen controla surtos de coronavírus no Creslon e na cadeia de Ibiporã

Unidade do regime semiaberto, inclusive, já voltou a receber presos.

O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, informou nesta terça-feira que os surtos de coronavírus no Creslon, Centro de Ressocialização de Londrina, e na cadeia de Ibiporã já foram controlados. Na unidade prisional que abriga presos do regime semiaberto, foram identificados mais de 120 casos positivos. Os detentos, inclusive, tiveram que ficar isolados no local durante o período de quarentena, impedidos de sair para trabalhar. O coordenador regional do Depen, Reginaldo Peixoto, garante que todos eles já estão curados, e lembra que, apesar da grande quantidade de casos, nenhum detento ou funcionário da unidade apresentou sintomas graves da doença. Ainda conforme Peixoto, as atividades foram normalizadas na última quinta-feira, quando o Creslon voltou a receber novos presos.

Já em relação à cadeia de Ibiporã, o coordenador regional do Depen destaca que pelo menos cinco funcionários tiveram que ser afastados por conta da contaminação, mas adianta que nenhum caso foi confirmado entre os presos. A possibilidade de surto ganhou os holofotes na mesma semana em que a cadeia registrou uma rebelião violenta. Na ocasião, seis presos morreram durante um incêndio.

Reginaldo Peixoto conta, ainda, que presos das cadeias de Jacarezinho e de Arapongas também passaram por testes de coronavírus nas últimas semanas, e que todos os exames deram negativo. Ele garante que o Depen tem acompanhado de perto a situação das unidades prisionais, e que, se for necessário, novas intervenções serão feitas.

Por Guilherme Batista

Comentários