SEGUNDA, 09/12/2019, 14:34

Depois de longo período sem manutenção, câmaras de vigilância serão reativadas

Novo contrato feito pela Guarda Municipal prevê a recuperação de 100 equipamentos em Londrina.

A Guarda Municipal começou a fazer a manutenção em câmeras de segurança. De 106 equipamentos que deveriam estar funcionando nas vias de Londrina, apenas seis estavam operando normalmente nos últimos meses.  Portanto, não se trata de ampliação do monitoramento, mas sim recuperação das câmeras que estavam desativadas.  A empresa contratada por meio de licitação iniciou os reparos. Em paralelo, a Sercomtel deu início a instalação do sistema de gerenciamento online pela para transmissão de dados por fibra ótica, como informou o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos.

Neste início de processo foi dado preferência a áreas como a Praça da Bandeira entre o calçadão e a Catedral por conta da movimentação do Natal.  O levantamento foi feito para atender os locais de maior ocorrência da Guarda Municipal.

Ao todo o município tem 254 câmeras em prédios públicos, como escolas, unidades de saúde e centro de prestação de serviços e 106 pontos de câmeras nas ruas.

A recuperação das câmeras teve um custo de pouco mais R$ 240 mil. Já a manutenção da fibra ótica é custa R$ 700 mensais por ponto. Em um lote enviado para reparos com 42 câmeras, por exemplo, mais da metade não tinha conserto. O cálculo é de que seja necessário comprar 50 novos instrumentos por meio de nova licitação.

Por Guilherme Marconi

Comentários