QUARTA, 09/08/2017, 19:02

Depois de mais de 50 dias, deve chover forte em toda a região já a partir de domingo

A chegada de uma frente do Atlântico Sul deve trazer chuva para a cidade durante pelos menos uma semana.

Uma frente fria que vem do sul do continente pelo Oceano Atlântico vai trazer o que parte dos londrinenses anda esperando há um bom tempo. A chuva deve chegar à cidade no próximo domingo, depois que a frente fria passar pelo litoral brasileiro na altura da divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a agrometeorologista do IAPAR, Heverly Morais, a última chuva, de verdade em Londrina, foi no dia 20 de junho. A agrometeorologista comemora e diz que depois de mais de 50 dias, completados nesta quarta-feira, a chuva vai chegar em boa hora, para a agricultura e a própria saúde das pessoas.

Heverly Morais afirma ainda que a estiagem desse inverno foi um pouco mais forte. No ano passado, foram 38 dias sem chuva. Os registros são feitos desde 1976. Mas o que mais chamou a atenção foi o mês de julho. Segundo a meteorologista, a média histórica do mês é de 75mm, mas esse ano não choveu nem uma gota, 0mm. A agrometeorolgista nem contabiliza o chuvisco de duas semanas atrás, quando uma outra frente fria, mais fraca, chegou à cidade. E diz que o tempo chuvoso deve permanecer durante toda a semana.

Com a chegada da frente fria e da chuva, as temperaturas devem cair e a umidade relativa do ar sobe. Mas uma coisa é certa, até domingo o tempo vai continuar seco e quente, com temperaturas na casa dos 30º.

Segundo Heverly Morais, não é possível afirmar quanto vai chover. A previsão para essa quinta-feira é de poucas nuvens, baixa umidade, muito sol e calor, com temperatura máxima de 31º.

Comentários