TERCA, 31/03/2020, 09:00

Deputado apela para descentralização urgente de testes do novo coronavírus

Tercílio Turini afirma que universidades estaduais têm estrutura para fazer exames e dependem apenas de autorização da Secretaria Estadual de Saúde.

Descentralizar a realização dos exames, hoje feitos apenas em Curitiba, e com isso acelerar os resultados e ter mais possibilidades de tratamentos dos pacientes e de definição de medidas de prevenção, além de salvar vidas. A fila de testes sem resultado não é exclusividade do Paraná. O problema vem ocorrendo em todo o país. A realidade hoje é que apenas nos casos mais graves os exames estão sendo feitos.

O deputado estadual Tercílio Turini fez um apelo ao Governo do Estado, durante pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa desta segunda-feira, para que as universidades estaduais, que já têm estrutura para isso, comecem a realizar os testes.

O deputado diz que a centralização dos exames no Lacen cria muitas dificuldades e que, em alguns casos, os resultados chegam a demorar 10 dias para serem entregues. Com isso, para o deputado, a realidade da Covid 19 fica subdimensionada, o que gera mais riscos para a maioria da população, que depende do SUS.

Turini afirma que além da UEL, outras instituições de ensino superior do estado também têm estrutura para fazer os exames e dependem exclusivamente de uma autorização da Secretaria Estadual de Saúde.

Turini diz que o HU de Londrina tem capacidade para realizar 100 testes por dia, com diagnósticos de confirmação ou descarte em 24 horas, e afirma que o momento exige agilidade nos resultados.

O deputado diz que esteve no HU aqui de Londrina com o colega Tiago Amaral, na sexta-feira passada, e recebeu o pedido de dirigentes da UEL e do próprio hospital para que ajudasse a convencer o Governo do Estado a descentralizar a realização dos exames.

Comentários