SEGUNDA, 27/03/2017, 19:15

Deputados Estaduais analisam projeto que propõe a volta da cerveja aos estádios de futebol do Paraná

Relator do Projeto na Assembleia Legislativa diz ter dúvidas sobre a eficiência da proibição na diminuição da violência.

O projeto de Lei, assinado por onze deputados, quer liberar a venda e o consumo de cerveja nos estádios e arenas do Paraná. A Audiência reuniu deputados e representantes de entidades envolvidas no tema. Para os representantes dos clubes e da Associação de Bares e Restaurantes, o projeto deve ser aprovado, principalmente pelo aspecto econômico. Segundo o deputado estadual Requião Filho, do PMDB, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor e é o relator da proposta, a audiência serviu para levantar dados sobre o tema e debater os prós e contras do projeto, que tramita em regime de urgência. Representantes da OAB e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas foram contrários à liberação das bebidas nos estádios. O Ministério Público também se manifestou contra a proposta, alegando inconstitucionalidade do projeto de lei estadual.

Segundo Requião Filho, na próxima semana ele já deve apresentar um parecer sobre o projeto na Comissão de Defesa do Consumidor. Uma enquete informal feita com quase 700 pessoas nas redes sociais do deputado, mostra que 84% se mostrou favorável à proposta. Enquanto 16% alegou ser contra a volta das bebidas aos estádios. Requião Filho diz que passou a questionar a proibição nos últimos anos, já que, na opinião dele, aparentemente a violência migrou de dentro para fora dos estádios.

Requião Filho diz que a proibição da bebida alcoólica nos estádios por si só parece não ter resolvido o problema. O deputado defende a punição severa para os arruaceiros e brigões, mas também a liberdade de quem consome a bebida nas arenas de forma responsável.

Segundo Requião Filho, o parecer final do projeto deve ser apresentado já nos próximos dias na Comissão de Defesa do Consumidor. Depois, o texto segue para votação em plenário. 

Comentários