QUARTA, 06/10/2021, 16:45

DER e construtora terão que adaptar duplicação da PR-445 para evitar atropelamentos de animais

Decisão judicial estipulou seis meses para que empreiteira cumpra questões de segurança

Levantamento ONG MAE mostra que em 10 meses pelo menos 116 animais foram atropelados por veículos no trecho duplicado na PR-445 até o distrito de Irerê. O gestor ambiental da MAE, Gustavo Góes, informa que as rodovias são necessárias, mas tornam-se uma barreira para o corredor ecológico que liga a Mata dos Godoy ao Rio Tibagi. 


Atendendo uma ação proposta pela Ong, o juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara de Fazenda Pública de Londrina, determinou que a empresa Construções e Engenharia Enpavi e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) cumpram uma série de adequações que visam evitar acidentes envolvendo animais neste novo trecho já duplicado. 

O magistrado deu seis meses para que a construtora conclua mais de dez medidas relacionadas à segurança e monitoramento das pistas duplicadas. 
A construtora deverá instalar passa-faunas subterrâneas feitas com tubulação de concreto para a travessia de animais sem risco de atropelamento e sinalizadores aos motoristas com redutores de velocidade, por exemplo. Além disso, a empresa deverá colocar placas de diminuição da velocidade com sinalização de alerta e de contatos de emergência para o resgate de animais atropelados. 

O DER informou em nota que está acionando a empresa mencionada na ação para que a mesma cumpra suas obrigações contratuais relativas ao meio ambiente. 
 

Por Guilherme Marconi

Comentários