QUARTA, 07/04/2021, 18:03

DER se compromete a acelerar análise de projeto que prevê a construção do chamado viaduto da PUC, em Londrina

Somente após o parecer do órgão regulador, vai ser possível lançar a licitação para a realização da obra.

O DER, Departamento de Estradas de Rodagem, confirmou, por meio de nota, que vai priorizar a análise do projeto, já revisado pela Prefeitura de Londrina, que prevê a construção de um viaduto na avenida Tiradentes, na saída para Cambé, em frente ao campus da PUC. Apesar disso, o órgão evitou estipular um prazo para a formulação do parecer técnico. Somente após a análise, vai ser possível lançar a licitação para a contratação da construtora que ficará responsável pelas obras.

O projeto do viaduto precisou ser atualizado pela Secretaria Municipal de Obras antes de ser enviado ao DER. O pedido para a construção da estrutura é antigo. A melhoria enfrentou uma série de imprevistos relacionados a desapropriações de terrenos nos últimos dez anos, e, por isso, não saiu do papel. Em entrevista à CBN nesta quarta-feira (7), o deputado estadual Tercílio Turini confirmou que o projeto foi entregue ao governo no final do ano passado, e que, agora, é preciso acelerar a análise técnica da proposta para licitar a obra.

Ele ressaltou a importância do viaduto para o trânsito entre Londrina e Cambé, que sofre com congestionamentos principalmente nos horários de pico, e também para a locomoção dos moradores de bairros da zona oeste da cidade.

O deputado espera que a licitação saia ainda no primeiro semestre deste ano.

Ainda não se sabe o valor a ser investido na construção do viaduto. Quando a obra começou a ser discutida, há cerca de dez anos, o montante inicial girava em torno dos R$ 10 milhões. Um investimento que, possivelmente, sofrerá reajuste após a análise técnica dos projetos.

Por Guilherme Batista

Comentários