QUARTA, 24/05/2017, 18:08

Desaparecimento de crianças é tema de reunião pública na Câmara de Vereadores

Debate trouxe a Londrina a delegada responsável pelo Sicride, o Serviço Estadual de Investigação de Crianças Desaparecidas, única delegacia do país especializada nesse tipo de caso.

A quinta-feira, 25 de maio, é o Dia Internacional da Criança Desaparecida e pra discutir o tema a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente convidou a equipe do Sicride, o Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, a única delegacia especializada em investigar casos desse tipo em todo o Brasil. Para o vereador Júnior Santos Rosa, presidente da Comissão, a reunião pública foi uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho da instituição paranaense, uma referência para o país.

O debate contou com representantes de escolas municipais, conselhos tutelares, Secretaria de Assistência Social, polícias Civil e Militar, entre outras instituições. De acordo com a delegada-chefe do Sicride, Iara Dechiche, todos os dias uma criança desaparece no Paraná. Atualmente o estado tem 26 casos não solucionados, alguns deles registrados nas décadas de 1980 e 1990. E os motivos são os mais diferentes, da briga com os pais, à rebeldia da pré-adolescência. Mas, a maioria dos casos, segundo a delegada, se resolve rapidamente.

A delegada veio a Londrina acompanhada de alguns integrantes da equipe do Sicride, como investigadores e um artista forense que é responsável pelo laboratório de identificação de suspeitos. Iara Dechiche destaca que o Sicride pretende incluir Londrina no Projeto “Criança em Alerta”, que faz um trabalho de prevenção nas escolas para reduzir os casos de desaparecimento e rapto de crianças até 11 anos. Segundo a delegada, a ideia é realizar um trabalho em parceria com o Nucria, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes.

E nesta quinta-feira, Dia Internacional da Criança Desaparecida, a delegada Iara Dechiche tem uma reunião pela manhã como o prefeito Marcelo Belinati e à tarde participa da sessão ordinária do Legislativo Municipal para falar sobre o tema.

Comentários