SEGUNDA, 21/09/2020, 19:06

Detonação de rocha nas obras do trecho 3 do Arco Leste é adiada por causa da chuva

De acordo com a Prefeitura, carros de som estão avisando os moradores da área sobre a mudança na data de detonação da rocha, que tem quase 100 metros de extensão e fica sob um descampado próximo à cabeceira do aeroporto.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a detonação de rocha, prevista para ocorrer nesta terça-feira às 16hrs, nas proximidades da cabeceira da pista do aeroporto precisou ser adiada por causa da chuva. A previsão é de que ela seja realizada na quinta-feira, no mesmo horário, a depender das condições do clima.

Com a detonação da rocha, a passagem de veículos na Estrada do Limoeiro, próximo à entrada da Estrada dos Piriquitos, vai ser interrompida 20 minutos antes e até 10 minutos depois da explosão. Outros pontos na região também terão o tráfego interditado pela CMTU. O espaço aéreo do aeroporto vai ser fechado por meia hora para a detonação. A área fica em um terreno entre a Estrada do Limoeiro e a avenida Robert Koch.

O engenheiro da empresa responsável pelo serviço, Paulo Sérgio Gianasi, explica que a chuva prevista para a segunda e a terça-feira poderia dificultar os trabalhos e que por causa da necessidade de comunicação da mudança ao Exército, por medida de precaução houve a decisão de adiar a detonação da rocha.

A Prefeitura orienta que, no dia da detonação, por causa do forte impacto da explosão, os moradores da região devem tomar alguns cuidados. Os que residem num raio de 500 metros devem deixar suas casas, por estarem na área de risco. Caso o imóvel tenha laje, os moradores podem permanecer nele, mas devem ficar afastados de janelas e portas.

A rocha, que tem entre 80 e 100 metros de extensão, está sob um terreno descampado próximo à cabeceira do aeroporto e impede, de acordo com a pasta, a execução da nova pista, que é parte do trecho 3 do Arco Leste, e do sistema de drenagem e captação de água da chuva. A empreiteira responsável contratou uma empresa especializada em detonações e licenciada pelo Exército para executar o serviço.

O investimento apenas no Trecho 3 do Arco Leste, que deve ser entregue no fim do ano, passa de R$ 10 milhões.

Comentários