QUARTA, 10/05/2017, 19:02

Detran já imprimiu 30 mil carteiras com novo modelo

A expectativa é que, em cinco anos, todos os condutores tenham o documento com dispositivo de segurança.

O Detran Paraná já emitiu 30 mil carteiras com o novo dispositivo de segurança, O QR Code, conforme determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Desde o dia 2 de maio, quando o Estado começou a imprimir o documento com o novo item, a produção foi de 5 mil CNHs por dia. Segundo Farid Gelasco, coordenador de habilitação, o documento está mais seguro, o que evita falsificações e adulterações.

Ao olhar para a nova CNH é possível perceber a diferença. A cor, marcas d'água, dois números de identificação nacional e o número de identificação estadual. A utilização do QR Code será feita por meio de um aplicativo de celular, desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). Com a leitura do código será possível ter acesso às informações do condutor, e a foto emitida na CNH, para comparação do documento impresso.

O Detran alerta que os motoristas que estão com a carteira antiga dentro da validade, não precisam se preocupar em refazê-la no modelo novo.

Todos os meses, o Detran Paraná emite cerca de 100 mil CNHs. A expectativa é que, em cinco anos, todos os condutores paranaenses estejam com a nova CNH.

Por Claudia Lima

Comentários