TERCA, 04/05/2021, 18:45

Dia das Mães deve ser de mais compras online, revela pesquisa da ACIL

Levantamento mostra ainda que mudança de hábito do consumidor londrinense por conta da pandemia, já apontada na pesquisa do ano passado, aumentou agora em 2021.

A pesquisa de intenção de compra, realizada entre os dias 22 e 30 de abril, ouviu 300 londrinenses e confirmou a tendência já verificada em 2020, de que com a pandemia e o distanciamento social, o consumidor vem mudando de hábitos na hora de fazer suas compras. O levantamento mostra que 78% dos consumidores da cidade devem comprar algum presente para o Dia das Mães, a segunda data mais importante do calendário do varejo.

De acordo com a pesquisa, o valor gasto pelo londrinense por presente deve ser de R$ 135. E os números projetam, segundo o levantamento da ACIL, uma injeção na economia da cidade de R$ 66 milhões. O diretor Comercial da entidade, Ângelo Pamplona, diz que a pesquisa traz mais ânimo aos lojistas e não deixou de ser uma grata surpresa em função da pandemia. 

O levantamento da ACIL também mostra o impacto da pandemia na vida dos consumidores, que apontaram a redução da renda, mais de 57%, como motivo para não comprar o presente. Para o londrinense, as lojas físicas continuam com a preferência, mais de 78% afirmaram que vão às compras na rua ou nos shoppings. Mas a mudança de hábitos do consumidor ficou clara desde o ano passado, quando 56% dos entrevistados já afirmaram que preferiam os meios digitais. Em 2019, menos de 6% escolheram a internet.

No Dia das Mães agora de 2021, a tendência só fez se confirmar e mais de 58% dos consumidores ouvidos disseram que vão comprar o presente online, explica o diretor da ACIL, que faz ainda um alerta aos comerciantes que não se planejaram para o e-commerce.

Apesar do crescimento das vendas online, a ACIL fez um apelo para que o consumidor prestigie o comércio local, mesmo que nas plataformas digitais. A pesquisa também mostrou que a maioria pretende comemorar a data em casa, opção de quase 96% dos entrevistados. Na noite desta terça-feira, a Prefeitura anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio de rua da cidade. Na quinta e na sexta-feira, as lojas vão poder abrir das 10h às 21h. E no sábado, das 9h às 18h.

Comentários