SEGUNDA, 23/10/2017, 19:13

Digitalização de documentos pode acelerar realização de atendimentos nas agências do INSS em Londrina

Readequação teve início nesta segunda-feira na cidade. Em unidades que já contam com o atendimento digital, tempo de espera pela conclusão de processos caiu de 81 para apenas 13 dias.

As duas agências do INSS em Londrina começaram nesta segunda-feira a digitalizar os processos de quem procura as unidades para dar entrada na aposentadoria. A readequação faz parte de um projeto experimental do órgão, que quer acelerar o atendimento dos segurados nas agências e, principalmente, diminuir o tempo de espera para a conclusão dos processos. A iniciativa transfere a tramitação dos pedidos do papel para dentro dos computadores, fazendo com que funcionários de outras agências também possam dar andamento à demanda, que, somente em Londrina, chega a quase mil atendimentos por dia. O gerente executivo do INSS em Londrina, Reinaldo Soares da Silva, destaca que, com a digitalização, o segurado agora pode dar entrada no pedido na agência e, depois, acompanhar todo o trâmite do processo pela internet.

O INSS Digital começou há seis meses nas agências da Previdência Social de Mossoró, cidade do Rio Grande do Norte. De lá para cá, as unidades conseguiram diminuir de 2 horas para 30 minutos o tempo de permanência dos segurados nas unidades e, o mais importante, de 81 para apenas 13 dias o tempo médio de conclusão dos processos.

Segundo o gerente executivo do INSS na cidade, a expectativa é de que essa agilidade toda vire a realidade do órgão no decorrer das próximas semanas, depois que os servidores se adaptarem ao projeto.

Outro ponto do projeto envolve o firmamento de parcerias entre o INSS e uma série de organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços.

Até o final deste ano, pelo menos 300 agências do INSS já vão contar com a iniciativa digital, sendo que 60 delas ficam na região sul do Brasil.

Por Pauta CBN

Comentários