QUINTA, 17/01/2019, 18:30

Doações de sangue crescem 4% em todo Estado nos primeiros quinze dias do ano

Em Londrina, números foram ainda melhores. Aumento por aqui foi de quase 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado e foi comemorado pelo diretor do Hemocentro.

O número de doações de sangue cresceu em todo o estado nas duas primeiras semanas do ano, segundo o Hemepar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná. Nos primeiros quinze dias de janeiro foram pouco mais de 6.500 doações em todo o Estado. No mesmo período do ano passado, o número havia sido de 6.314 doações – uma alta de 3,9%.

Se os números foram positivos no estado, em Londrina foram ainda melhores. Por aqui, o aumento chegou a quase 6,5%. Foram 648 doações nos primeiros quinze dias do ano, contra 588 no mesmo período do ano passado.

O diretor do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, afirma que para quem não é da área o aumento pode parecer pequeno. Para o diretor do Hemocentro, são números para se comemorar, principalmente em um período como o início do ano, tradicionalmente de pouca doação de sangue.

Para Fausto Trigo, a população respondeu aos apelos feitos no fim do ano. O diretor explica ainda que o aumento se deve, em grande parte, ao retorno dos doadores regulares do Hemocentro, que estavam de férias, e dos chamados doadores esporádicos.  

Fausto Trigo explica que no período de férias as doações são fundamentais já que o número de acidentes nas estradas costuma crescer. Ele diz que para manter os estoques em situação regular o Hemocentro necessita de, pelo menos, 1.300 doações mensais para abastecer os 22 hospitais atendidos pela unidade aqui na região.

Qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, em bom estado de saúde e com mais de 50 quilos, pode doar. Menores de idade precisam ter autorização e a presença do responsável legal. Os homens podem doar sangue quatro vezes por ano, com intervalos de 60 dias, e as mulheres três vezes em um ano, com intervalos de 90 dias.

Comentários