SEGUNDA, 24/04/2017, 18:38

Dois casos de automutilação de jovens são investigados em Londrina

Casos podem ter relação com o jogo Baleia-Azul. Secretaria Estadual de Saúde também investiga tentativas de suicídio.

Duas adolescentes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim do Sol no feriado com cortes nos braço. As irmãs, uma de 14 e outra de 16 anos, negam participar do jogo Baleia Azul. Mas, também não explicaram a causa dos machucados. Policiais Militares foram chamados até o local, fizeram um Boletim de Ocorrência, os pais e o Conselho Tutelar também foram chamados. O caso também está sendo investigado pela Secretaria Municipal de Saúde.

No Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a semana passada, nove casos de tentativa de suicídio foram registrados entre adolescentes de 13 a 17 anos. São jovens que foram atendidos pelo serviço de saúde com sinais de automutilação ou ingestão de medicamentos.

Em todo o estado, profissionais estão orientando, além dos adolescentes, os pais e responsáveis sobre os perigos do jogo da internet. A psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Keylla Garbuio observa que é preciso cuidar de toda a vida do jovem, que não fica doente sozinho. Ele precisa ser supervisionado por adultos atenciosos aos detalhes.

O jogo Baleia Azul teria surgido de uma falsa noticia divulgada na Rússia, em 2015. O convite pode partir de um grupo fechado, como whatsapp. O jovem que ingressa no jogo é intimado a não sair, sob ameaças de que as informações dele serão repassadas. Entre as fases, a última seria do suicídio.

Por Claudia Lima

Comentários