DOMINGO, 02/10/2016, 23:06

Domingo de votação em Londrina foi marcado pela tranqüilidade

Poucos problemas foram registrados durante o pleito. Justiça Eleitoral não recebeu denúncias de casos de boca de urna ou derramamento de santinhos.

Foram mais de 300 mil londrinenses que votaram nas eleições desse domingo (2). Outros 51 mil eleitores não compareceram às urnas e, com isso, o índice de abstenção foi de 14%. Em 2012, no primeiro turno, essa taxa havia sido de 16%.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o pleito correu dentro do previsto. As sete zonas eleitorais que atendem Londrina e Tamarana não registraram denúncias de crimes eleitorais como boca de urna e derrame de santinhos. Para o juiz coordenador local das eleições, Elias Duarte Rezende, toda a campanha eleitoral, que durou somente 45 dias, foi “extremamente positiva”.

Até o fim da tarde, a estimativa da Justiça Eleitoral era de que menos de 20 das 1.086 urnas que atenderam as duas cidades apresentaram algum tipo de problema e precisaram ser substituídas. De acordo com Duarte Rezende, o número ficou até mesmo abaixo do esperado.

O juiz coordenador avaliou ainda que o baixo número de denúncias durante o pleito pode ter sido motivado pelo fim do financiamento de campanhas por empresas.

Quem não votou neste primeiro turno pode fazer a justificativa até dois meses depois do pleito. Basta procurar a Justiça Eleitoral e apresentar o requerimento de justificativa eleitoral, que pode ser obtido na página eletrônica tse.jus.br.

Comentários