SEGUNDA, 08/06/2020, 15:15

Dos planos, projetos e destinação de resíduos fiscalizados pelo CREA, 36% apresentaram irregularidades

A maioria dos problemas tem relação com o exercício ilegal da profissão de engenheiro ambiental.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realiza fiscalizações relacionadas à destinação de resíduos, além de planos, estudos e projetos que tratam sobre gerenciamento.Segundo o gerente regional Edgar Tsuzuki, entre janeiro do ano passado e maio de 2020, foram feitas 125 fiscalizações em todo o Paraná. Destas, 36% apresentaram algum tipo de irregularidade. De acordo com gerente, a fiscalização é feita em obra ou serviço planejado e executado por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea.

Na lista de problemas encontrados, 34% são ocorrências de exercício ilegal da profissão Pessoa Física, seguida pela falta de registro de Pessoa Jurídica, que são 21% das irregularidades. Em terceiro lugar aparece a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica, 16%.

Segundo levantamento feito pelo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2018/2019, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) revela que brasileiros geram mais de um quilo de resíduo sólido por dia. E de acordo com a pesquisa realizada no ano passado, os moradores da região Sul do País geram menos resíduos que a média brasileira. São 759 gramas por dia.

Por Claudia Lima

Comentários