TERCA, 29/09/2020, 11:33

Duas pessoas são presas em Londrina em Operação Raio X contra contratos fraudulentos

No Paraná 11 pessoas foram presas pela Policia Civil em apoia a investigação que mira contratos da saúde com diversos municípios de São Paulo

A Policia Civil do Paraná em apoio operacional a Policia Civil de São Paulo cumpriu na manhã desta terça-feira 18 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão nas cidades de Londrina, no norte do Estado, e em Curitiba e região metropolitana.  

 A investigação da Operação Raio-x é realizada pela polícia paulista e pelo Ministério Publico de São Paulo e mira uma associação criminosa que teria desviado milhões de reais destinados à saúde, mediante celebração de contratos de gestão em diversos municípios de São Paulo, por meio de Organizações Sociais. 

De acordo com o delegado Alan Flore, da divisão estadual de combate à corrupção, os donos de hospitais e clínicas são suspeitos de pagar propina a agentes públicos para conseguir os contratos que, em geral, são superfaturados.

No Paraná foram cumpridos todos os mandatos de busca e prisão e agora a Policia Civil está contabilizando o material apreendido, incluindo uma enorme quantia em dinheiro em notas de 50, 100 e até a nova nota de 200 reais.  60 policiais paranaenses foram mobilizados na operação conjunta.

O esquema de corrupção envolve agentes públicos, empresários e profissionais liberais.  Ao todo a Operação cumpre no país são 62 mandados de prisão e 237 ordens de busca, além de Paraná e São Paulo, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.

Por Guilherme Marconi

Comentários