QUINTA, 20/09/2018, 19:06

E começa amanhã a primavera

Depois de um inverno seco e de temperaturas acima da média, expectativa é que a nova estação traga chuva mais intensas e ajude a recuperar o déficit hídrico dos últimos meses aqui na região.

Foi um inverno atípico, com temperaturas mais altas, acima da média para o período, e ainda menos chuva que em outros anos. A estiagem severa começou ainda no outono. Foram apenas 10mm em abril, contra uma média histórica de 93. Em maio, situação ainda pior: foram 23mm para uma média histórica de 111.

Curiosamente, o inverno desse ano teve um agosto bem mais chuvoso, 180 mm, quando a média histórica para o mês é de apenas 51. O início de setembro também ajudou, mas mesmo assim o déficit hídrico acumulado de abril a julho, ainda é grande. E para recuperar isso, a expectativa é de uma primavera de muita chuva. A estação das flores começa neste sábado, 22, às 22h 53min, e vai até o dia 21 de dezembro.

Segundo a meteorologista Ângela Costa, do Simepar, as projeções indicam a formação do famoso fenômeno “El Niño” e com isso as chuvas na primavera devem ficar na média ou um pouco acima dela.

A meteorologista diz que a intensidade do “El Niño” ainda é incerta e que é preciso acompanhar a situação dele ao longo dos próximos meses. O lado positivo das temperaturas mais altas e da pouca chuva do inverno é que nenhum alerta de geada foi emitido aqui na região norte durante toda a estação. O serviço, uma parceria do IAPAR e do Simepar, foi finalizado na última segunda-feira.

O objetivo principal do serviço é oferecer aos produtores informações e técnicas para minimizar os impactos da geada nas lavouras novas, de até dois anos.

O IAPAR recomenda aos cafeicultores que fizeram o chamado "chegamento de terra" nas lavouras com até dois anos, que retirem a proteção manualmente. O alerta Geada volta em maio do ano que vem.

Comentários