SEGUNDA, 11/11/2019, 19:06

E o verão chegou de vez, com sol, altas temperaturas e a chuva dominando a semana

Temporais do início de novembro reduzem déficit hídrico e animam produtores de soja. Em apenas dois dias, foram 79 mm, mais da metade esperada para o mês.

Já nesta terça-feira, o tempo dá uma boa melhorada. O sol volta a brilhar forte e com ele o calorão típico do verão. A máxima, segundo o Simepar, deve chegar aos 33º durante a tarde. Na quarta-feira volta a chover, mas só um pouco, cerca de 5mm, e as temperaturas sobem, mas não tanto.

Já na quinta, a previsão é de um volume bem maior de chuva, quase 30mm, e a temperatura máxima não deve passar dos 24º. Para sexta-feira, o tempo volta a abrir. O sol sai, mas a chuva também deve dar as caras.

E no fim de semana, o tempo abre de vez. Céu claro e nada de previsão de chuva. A agrometeorologista do IAPAR, Heverly Moraes, diz que vai ser assim a semana toda, chuva, sol e tempo instável. Clima típico do verão.

A agrometeorologista diz que com a estiagem registrada em setembro e, principalmente, em outubro, quando choveu a metade da média histórica para o mês, os temporais do início de novembro ajudaram a recuperar o déficit hídrico da região no período.

Seca prolongada que deixou produtores de soja preocupados, inclusive com o plantio do milho safrinha, que vem logo na sequência.

A estiagem prolongada levou a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, a Adapar, a publicar na semana passada, uma norma liberando para depois do dia 31 de dezembro o prazo para semeadura do grão em todo o Estado.

Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, a área estimada de soja para esse ano no estado chega a quase 5,5 milhões de hectares.

Comentários