TERCA, 25/04/2017, 19:25

E um muro vem gerando muita polêmica entre os moradores de Arapongas e Rolândia.

A obra da Concessionária Viapar bloqueia a passagem dos moradores por uma estrada de terra que existe há alguns anos.

O muro está sendo construído na Estrada Rural do Ceboleiro, em Arapongas, e se for finalizado vai impedir que motoristas utilizem a pequena estrada de terra para chegar a Rolândia sem pagar o pedágio. A obra, de concreto maciço, tem cerca de dois metros de altura e quatro quilômetros de extensão. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, explica que um primeiro muro, com o mesmo objetivo, já tinha sido construído em 2006 e que a situação foi parar na justiça, que deu ganho de causa à concessionária Viapar. O prefeito diz ainda que o novo muro começou a ser construído depois de um acordo entre a última administração de Arapongas e a empresa.

Sérgio Onofre diz que a situação está sendo avaliada pela área jurídica da prefeitura. E que na época da construção do primeiro muro, participou, ainda como vereador, de uma campanha para tentar impedir a obra e que acabou não dando resultado.

De acordo com o deputado Cobra Repórter, a estrada existe há mais de 40 anos e não pode ser obstruída pela concessionária. O deputado diz que trabalhadores e estudantes que moram em Rolândia ou Arapongas e precisam circular entre as duas cidades diariamente não podem arcar com esse custo. O parlamentar defende a isenção da tarifa do pedágio de R$ 15. Cobra Repórter ressalta que não se trata de uma “rota de fuga” e defende o direito de ir e vir do cidadão, garantido pela Constituição. O deputado diz que a situação é um absurdo e um desrespeito aos cidadãos dos dois municípios.

O deputado informou ainda que já acionou a assessoria jurídica do gabinete dele e que está mobilizando as lideranças políticas da região para tentar impedir a construção do muro.

A Concessionária Viapar informou que não vai se manifestar sobre o assunto.

Comentários