QUINTA, 08/11/2018, 18:41

Edital para construção de nova sede do Samu depende ainda de laudo ambiental

Estudo do solo de área onde prédio vai ser construído foi recomendação do Ministério Público e deve ficar pronto nos próximos dias.

Em outubro, a licitação para construção da nova sede do SAMU ficou parada por conta das eleições, mas dias depois foi retomada. O mês acabou e a secretaria de Saúde aguarda agora um laudo ambiental sobre o solo da área. A nova sede do órgão será construída na avenida Dez de Dezembro, ao lado da Rodoviária, onde funcionou, durante muito tempo, um posto de combustíveis. Desde que o Município retomou a área, há quase seis anos, o espaço está abandonado.

O secretário de Saúde de Londrina, Felipe Machado afirma que o edital está em fase final de elaboração junto à Procuradoria Jurídica do Município e à secretaria de Gestão Pública e aguarda também a liberação de dotação orçamentária pelo Governo do Estado.

Segundo o secretário, outra pendência, que deve ser resolvida nos próximos dias, é a finalização de um laudo ambiental, recomendado pelo Ministério Público e que vai avaliar se o solo do terreno tem algum tipo de contaminação.

O secretário afirma ainda que tem pressa para a publicação do edital e que apesar da espera pelo laudo, prometido para a primeira quinzena de novembro, o processo licitatório segue caminhando.

Os R$ 5 milhões para a construção do prédio, que vai ter inclusive heliponto, foram liberados em maio pelo Governo Estadual. Enquanto a nova sede do Samunão vem, a atual passou por algumas adaptações para tentar melhorar a estrutura para os servidores. Entre os problemas, a falta de ar condicionado. O problema, segundo o secretário, foi resolvido.

A central de regulação do SAMU funciona atualmente na alameda Manoel Ribas, perto da Catedral. A garagem das ambulâncias fica em outro local, a rua Dib Libos, zona leste. Com a nova sede, todas as estruturas do serviço, incluindo a Central de Regulação e a garagem, passarão a funcionar na avenida Dez de Dezembro.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade