TERCA, 09/10/2018, 18:12

Edital para contratação do Castramóvel já está em análise da Procuradoria Geral do Município

A intenção é que no início do ano que vem os animais domiciliados e semi-domiciliados passem a receber a castração. Estima-se que em Londrina, mais de 60 mil animais estejam soltos nas ruas.

O projeto que cria em Londrina o serviço público permanente de controle da natalidade de cães e gatos, o chamado Castramóvel foi aprovado na Câmara de vereadores na semana passada.

Agora o edital para contratação dos serviços será publicado ainda nesse ano, a Procuradoria Geral da Prefeitura está analisando a documentação.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é que os serviços comecem a ser oferecidos no início do ano que vem. Após publicação do edital o trâmite de contratação será entre 30 e 90 dias.

Pela proposta o serviço será realizado por meio de unidades móveis destinadas à castração de forma cirúrgica ou química, também serão feitas palestras sobre guarda responsável e bem-estar animal. Somente animais de pessoas com baixa renda devem receber o benefício para o animal.

A manutenção do projeto deve custar em média R$ 1 milhão, mas os recursos já estão garantidos para aquisição do trailer. O projeto também prevê a formação de convênios e parcerias com entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais, universidades, casas veterinárias, empresas públicas ou privadas, além de entidades de classe para viabilizar a implantação do serviço.

O projeto do Castramóvel é do Ministério da Saúde e outros 80 municípios do Paraná devem receber a unidade que acomoda até 8 animais, mais de 15 procedimentos devem ser realizados diariamente.

Comentários