SEGUNDA, 30/07/2018, 08:11

Efetivo da Guarda Municipal deveria ter o triplo do tamanho para dar conta de toda a demanda em Londrina

Constatação da Secretaria de Defesa Social faz parte de um plano de reestruturação já enviado ao prefeito.

Atualmente, o efetivo da Guarda Municipal de Londrina é formado por 340 agentes, que precisam se desdobrar pra cuidar dos prédios e espaços públicos e das ações de segurança realizadas em parceria com a Polícia Militar. Segundo a própria Secretaria de Defesa Social, o tamanho do efetivo, que diminuiu consideravelmente desde a criação da corporação, ainda está longe de ser o ideal. O secretário Evaristo Kucek explica que o próprio estatuto da guarda estabelece um efetivo de pelo menos mil agentes para uma cidade como Londrina, ou seja, o triplo do contingente atual.

A contratação de mais profissionais e a possível realização de um novo concurso público já foram pedidas ao prefeito Marcelo Belinati dentro de um plano geral de reestruturação da corporação, mas, até agora, segundo o secretário, não há previsão de quando isso possa acontecer.

O plano também prevê aquisição de uniformes mais modernos e viaturas, além da construção de unidades móveis em diversos pontos da cidade e da instalação de mais mil câmeras de vigilância. Atualmente, Londrina conta com cerca de 300 aparelhos, mas oitenta deles estão quebrados, aguardando manutenção desde o ano passado. Só com essas melhorias, segundo o secretário, a Guarda Municipal vai conseguir dar conta da grande demanda.

Por Guilherme Batista

Comentários