QUARTA, 10/06/2020, 15:25

Em época de pandemia, festas juninas virtuais é a saída

Em Ibiporã, por exemplo, uma programação pelas redes sociais lembra os melhores momentos da festa que sempre aconteceu na praça central. E tem casal vendendo kits juninos para que a festança aconteça em casa. 

Tem festa junina em meio a pandemia? Tem, sim senhor. Mas, a festança é virtual. Essa foi a saída encontrada pela secretaria municipal de cultura e turismo de Ibiporã para não deixar a festança passar em branco. Já que não pode ter a tradicional festa na praça central da cidade, que atraia muita gente em vários dias de arraiá, o secretário Agnaldo Adélio e a equipe desenvolveu uma programação virtual com cenas das últimas três festas. Tudo pelas redes sociais. 

O secretário destaca que a ideia é alegrar as famílias, mesmo que de forma virtual.

Como manda o momento, em isolamento social, sim. Mas, sem canjica, bolo de milho, paçoca, pamonha, arroz doce, vinho quente, curau, cocada e forró, nunca. Por isso, teve gente que também resolveu inovar para não deixar a data passar sem a tradicional comilança junina. A veterinária Bárbara Paschoal e o namorado estão confeccionando um kit junino para que a programação seja em casa.

Nele tem vários doces e guloseimas típicos desta época do ano. A venda ocorre pelas redes sociais e a ideia está caindo no gosto de quem quer fazer um arraiá em casa no fim de semana.

Para relembrar, esse tipo de festa ocorre no mês de junho porque a Igreja celebra os três grandes santos: Santo Antônio (dia 13); São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Por Claudia Lima

Comentários