TERCA, 18/02/2020, 19:09

Em estado de alerta, Paraná registra mais dez mortes por dengue

Boletim divulgado nesta terça-feira aponta ainda que número de casos subiu para quase 27 mil, seis mil a mais que o registrado na semana passada.

O boletim semanal da dengue divulgado nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que a doença continua avançando a passos largos por todo o Paraná, que já decretou estado de alerta contra a doença. Segundo o levantamento, 23 pessoas morreram vítimas de dengue no estado desde julho do ano passado. São dez óbitos a mais na comparação com o número registrado na última semana.

Nesta semana, a doença vitimou principalmente pessoas idosas, portadoras de outras doenças. Foram registrados dois óbitos em Alto Paraná; e os outros oito em Foz do Iguaçu; Medianeira; Douradina; Xambrê; Terra Rica; Santa Mônica; Sarandi; e Maringá. Das treze mortes computadas até a semana passada, duas foram registradas na região de Londrina, nos municípios de Florestópolis e Sertaneja.

Apesar de o poder público não confirmar, outras duas mortes por dengue já teriam sido confirmadas em Londrina. Um delas, de uma mulher de 36 anos, vítima da doença no início do mês; e a outra, de um idoso de 81 anos, que morreu vítima de dengue hemorrágica na Santa Casa na última segunda-feira. A CBN inclusive conversou com a filha do idoso, Rose Aquino, que confirmou que a dengue consta como a causa da morte na certidão de óbito dele. Ela também aproveitou para fazer um alerta à população.

O boletim semanal aponta também para um aumento de quase 30% no número de casos de dengue no estado. São 26.692 confirmações, 6.129 a mais que o da semana anterior, além de 76.285 casos suspeitos da doença. Ainda conforme o balanço, 78 cidades paranaenses já enfrentam epidemia, entre elas Ibiporã, na região de Londrina. Outros 40 municípios estão em estado de alerta.

Por Guilherme Batista

Comentários