QUINTA, 02/09/2021, 17:11

Em Ibiporã, pessoas com 18 anos ou mais já podem agendar vacinação contra coronavírus

Expectativa é que toda população adulta receba pela menos primeira dose anti-covid até fim do mês.

A prefeitura de Ibiporã anunciou no início desta semana a ampliação da faixa etária da população geral que pode receber o imunizante contra a Covid-19. Com isso, todas as pessoas a partir dos 18 anos já podem fazer o agendamento para a vacinação no município.

Até então, a campanha atendia o grupo de 21 anos ou mais. Mas, com a chegada de novas doses anti-covid à cidade, foi possível estender a aplicação para os mais jovens. As ações para este público tiveram início na quarta-feira (1).

A expectativa é de que até o fim deste mês, toda a população adulta do município já tenha recebido, pelo menos, a primeira dose da vacina, como explica a secretária municipal de Saúde, Leiliane de Jesus.

Para tomar a vacina que protege do coronavírus, é necessário entrar no site da prefeitura de Ibiporã e fazer um cadastro, informando dados pessoais, como CPF, data de nascimento e Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência.

Depois de fazer o procedimento, a pessoa pode agendar a aplicação do imunizante, que está sendo realizada no Centro de Vacinação da cidade, que atende à primeira e segunda dose. Apesar do cenário otimista, por conta do avanço da campanha, a secretária reforça a importância de a população continuar com os cuidados para evitar a contaminação pelo vírus.

Ainda no mês passado, a prefeitura de Ibiporã também abriu o cadastramento de pessoas entre 12 e 17 anos, apesar da vacinação para este público ainda não estar liberada. Mas, por conta da orientação do Ministério da Saúde para que os estados realizem a aplicação de uma terceira dose em idosos com mais de 70 anos, a população mais jovem vai ter que esperar mais um pouco.

A secretária avalia, por outro lado, que a ação antecipada do município, em realizar o registro dos adolescentes, vai dar mais agilidade no atendimento a este grupo, no momento oportuno.

De acordo com a última atualização divulgada pela prefeitura de Ibiporã, mais de 36 mil pessoas já receberam a primeira aplicação da vacina ou foram imunizadas em dose única. Outros 11.637 ibiporaenses já completaram o ciclo de proteção contra a Covid-19.

Por Victor Assis

Comentários