QUINTA, 22/07/2021, 11:16

Em Londrina, vice-governador Darci Piana reforça apoio do Estado à cadeia produtiva da seda

Seab projeta crescimento de 30% na produção do Paraná

De acordo com dados da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, o Paraná conta com mais de 1,8 mil produtores de casulo de seda em 176 municípios, que ocupam 4.700 hectares de plantação de amoreiras (que são alimentos para os bichos). São 2,2 mil toneladas produzidas anualmente, o que representa 83% de toda a seda do País. 96% do material é para exportação, especialmente para a Europa.

Em Londrina o vice-governador, Darci Piana, conheceu as instalações da Fiação Bratac, empresa localizada na zona oeste da cidade. A indústria é  um dos principais elos da cadeia no Estado, responsável pela produção do bicho-da-seda e do fio e também pela comercialização do produto final.   Segundo o vice-governador, ainda há capacidade de expansão do Paraná neste segmento da produção de seda.

O secretário estadual de agricultura, Norberto Ortigara projeta crescimento de 20%, 30% ou até 40% nos próximos anos na produção de seda..

O vice-governador também participou da abertura do 1º Congresso Internacional da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), também em Londrina.Outro destaque nesta cadeia é o projeto Seda Brasil o Fio que Transforma, que é composto por professores de várias áreas da UEL e que busca fomentar uma rede econômica e produtiva, com o intuito de incentivar novos empreendedores para o desenvolvimento da cadeia da seda de forma sustentável.

Segundo a professora da UEL, Cristianne Cordeiro Nascimento, o projeto existe desde 2016 e reúne pesquisadores de diversas áreas (Design, Biologia, Química e Zootecnia) e tem trabalhado com algumas vertentes. Neste projeto a professora destacou melhorar a qualidade da seda e ampliar a quantidade de produtores, a partir do entendimento genético do bicho-da-seda e do produto final.

Por Guilherme Marconi

Comentários