QUARTA, 18/05/2022, 15:54

Em pouco mais de dois anos, Castramóvel realizou 20 mil atendimentos em Londrina

Iniciativa é primordial para o controle populacional de cães e gatos na cidade. Para vereadores defensores da causa animal, serviço é importante, mas ainda não consegue suprir toda a demanda.

Vinte mil cães e gatos já foram esterilizados pelo Castramóvel em Londrina. O número expressivo foi atingido em pouco mais de dois anos, uma vez que a iniciativa começou a funcionar em março de 2020. O programa, primordial para o controle populacional de animais no município, atende cães e gatos de pequeno, médio e grande porte de famílias que ganham até três salários mínimos, além de protetores independentes, entidades e ONGs ligadas à causa animal.

O serviço é 100% gratuito, sendo oferecido o procedimento cirúrgico e até a medicação do pós-operatório. A equipe é formada por dois veterinários e dois auxiliares, que atendem em um trailer especializado. Desde o início do programa, o veículo já realizou mutirões em diversas regiões da cidade. O trabalho conta, ainda, com dois auxiliares administrativos, responsáveis pela triagem, e sete funcionários que atendem ligações e organizam a agenda da semana.

O Castramóvel pertence à Secretaria Municipal de Saúde, que, neste ano, vai destinar R$ 1,2 milhão para a execução dos procedimentos. Além da castração, também é feita a microchipagem dos animais, que passam a fazer parte de um cadastro do município. Os dispositivos identificam cães e gatos que passaram pelo programa e ajudam a evitar que eles sejam abandonados e maltratados.

Entre março de 2020 e fevereiro do ano passado, o Castramóvel realizou 7.080 atendimentos. No segundo ano, entre março de 2021 e março deste ano, foram executadas mais 11.514 esterilizações. Já de abril deste ano até o momento, outros 1.520 animais foram castrados. Atualmente, o programa tem conseguido realizar 50 atendimentos todos os dias.

A vereadora Daniele Ziober, responsável pela lei que criou o Castramóvel e por conseguir a emendas que garantiram a implantação do serviço no município, destacou a importância da iniciativa não só para controlar a população de animais, mas também na prevenção de doenças. Para ela, a questão é de saúde pública.

Já o vereador Deivid Wisley, também ligado à causa animal, disse que, apesar de ser extremamente importante, o serviço ainda não consegue suprir a demanda existente no município. Ele lembrou que Londrina tem mais de 60 mil animais abandonados, e que a cidade precisaria de pelo menos mais um Castramóvel para dar conta de todos os atendimentos.

Daniele Ziober, por sua vez, disse que tem conversado com a prefeitura para transferir as atividades do Castramóvel do trailer para um ônibus e, assim, ampliar o número de atendimentos realizados diariamente.

A CBN também tentou contato com o secretário de Saúde, Felippe Machado, para repercutir a importância dos números obtidos até o momento, mas ele não deu retorno aos nossos pedidos na tarde desta quarta-feira (18). O WhatsApp do Castramóvel, para possíveis cadastros e mais informações, é o 99997-9755.

Por Guilherme Batista

Comentários