SEGUNDA, 25/05/2020, 06:00

Em reunião da Amepar, prefeitos questionam repasses do Governo do Estado e pedem sanção de Projeto de Lei federal

Associação também escolheu nova diretoria interina, que fica à frente da entidade até o fim das eleições.

Na reunião, realizada aqui em Londrina na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, os prefeitos aprovaram a mudança de parte da diretoria da entidade. Por serem candidatos à reeleição, o atual presidente e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; o vice-presidente e prefeito de Alvorada do Sul, Marcos Voltarelli e o tesoureiro e prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, deixaram os cargos na AMEPAR.

O prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira é o novo presidente da Associação; que tem ainda o prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio, como vice e o prefeito de Sertanópolis Tide Balzanello como tesoureiro. Os três ocupam os cargos na AMEPAR interinamente, pelos próximos meses, até o fim das eleições.

Na reunião, que teve como tema central as dificuldades financeiras que os municípios já enfrentam por conta da pandemia, os prefeitos decidiram questionar o Governo Estadual sobre a disparidade entre a arrecadação do ICMS e o valor repassado aos municípios.

O prefeito de Centenário do Sul e vice-presidente da AMEPAR, Luiz Nicácio, afirma que o governo precisa rever seus cálculos e definir uma estratégia para ajudar as prefeituras.

Luiz Nicácio afirma que como o presidente da República ainda não sancionou a PLP 039, que garante a recomposição do repasse do ICMS e a arrecadação do ISS, dificilmente os recursos previstos para maio chegarão ainda este mês.

O prefeito diz ainda que os municípios estão no limite do caixa e fala em uma perda média de 30% na arrecadação.

Ainda sobre a PLP 039, o prefeito destaca que os recursos vêm para repor o que os municípios já perderam com a arrecadação do ICMS e ISS.

Comentários