TERCA, 16/02/2021, 09:07

Em reunião na Câmara, secretária de Educação evita cravar prazo para volta às aulas presenciais

Maria Tereza garante que a rede municipal está pronta para o retorno no modelo híbrido

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes foi sabatinada na Câmara de Vereadores de Lodnrina em uma reunião pública coordenada pela Comissão de Adminstração, Serviços Públicos e Fiscalização do Legislativo. A reunião, que durou cerca de duas horas, não tinha como objetivo pressionar a prefeitura para o retorno das aulas presenciais, mas sim discutir como está a preparação do município para quando houver a volta das atividades em sala de aula.

De acordo com a secretária, foram investidos R$ 8,2  milhões na compra de itens como álcool em gel, termômetros, tapetes sanitizantes e máscaras do tipo face shield, além da criação de uma brigada de pandemia, com cursos de instrução para professores, funcionários e pais.

Sem dar um prazo, Maria Tereza afirmou que o retorno às aulas para os 45 mil alunos nas 120 escolas do município será no modelo híbrido, com aulas on-line e presenciais. Professores considerados do grupo de risco permanecerão nas atividades remotas, assim como alunos cujos pais não concordarem em voltar fisicamente à escola. Ela admite que o retorno exigirá um período considerável de readaptação.

Um dos principais questionamentos da reunião foi se o município terá capacidade de absorver a demanda de mais de mil alunos que vieram das escolas particulares para a rede pública. A secretária garante que sim.

Outro ponto levantado pelos participantes foi a prioridade dos professores e funcionários de escolas na vacinação contra Covid-19. Maria Tereza afirmou obedecer ao plano municipal de imunização e aguardar o momento em que toda a rede de ensino poderá ser vacinada, sem privilégios.

Ao ser indagada mais uma vez sobre um prazo para a volta às aulas presenciais, a secretária voltou a jogar a decisão para a área da saúde, condicionada à queda nos casos registrados na cidade.

Comentários