TERCA, 15/06/2021, 19:11

Em seis meses de vacinação, Paraná imunizou cerca de 30% da população contra Covid-19

Apesar disso, Governador considera que ritmo deve aumentar nos próximos meses e espera aplicar primeira dose em público geral, com mais de 18 anos, até mês de setembro.

O levantamento divulgado na última terça-feira (14) mostrou que cerca de 3,3 milhões de paranaenses que fazem parte dos grupos prioritários da campanha de imunização do estado receberam pelo menos a primeira dose anti-covid.

Ao todo, são 4,9 milhões de pessoas que devem receber o imunizante de forma preferencial, por apresentarem fatores que podem agravar a doença ou por estarem mais expostos ao coronavírus. Até agora, o número de vacinados representa 66,7% de todo este público. Destes, cerca de 1,2 milhão recebeu as duas doses.

O maior percentual de aplicações, de acordo com o balanço estadual, corresponde aos grupos com 60 anos ou mais, que totalizaram 84%. Em seguida, os profissionais da Saúde foram o segundo público mais vacinado, com quase 70% deles com o esquema vacinal completo, quando as duas doses do imunizante já foram administradas.

Já em relação aos trabalhadores da Educação, o Paraná imunizou, até agora, mais de 150 mil pessoas que atuam em diferentes níveis de ensino e é o segundo estado do país com maior cobertura de vacinação deste público.

O Governador Ratinho Junior avalia que o avanço do cronograma é resultado da parceria entre Estado e municípios para que mais paranaenses sejam atendidos pelo plano de imunização. Ele afirma que a expectativa é de que o volume da vacinação aumente ao longo dos próximos meses.

Outras populações que fazem parte da campanha, como pessoas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, trabalhadores dos aeroportos, gestantes e puérperas, indígenas e quilombolas totalizam mais de 730 mil doses administradas ao longo de seis meses de vacinação. O Paraná iniciou a aplicação dos imunizantes anti-covid em 18 de janeiro deste ano.

Ratinho Júnior afirmou, na última segunda-feira, que pretende vacinar toda a população do estado, com mais de 18 anos, até o mês de setembro, caso o volume de doses encaminhadas ao Paraná seja mantido.

São quase 8,8 milhões de pessoas que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e que devem receber pelo menos a primeira aplicação, conforme o calendário que, segundo o Governo, deve ser divulgado nos próximos dias.

Apesar do ciclo vacinal incompleto, o Governador considera que uma dose anti-covid já pode trazer certa tranquilidade à população do estado.

Atualmente, o estado vacina a população com doses da Coronavac, Pfizer/BionTech e AstraZeneca, mas a aguarda a chegada do primeiro lote de vacinas da Janssen, desenvolvida pela empresa Johnson & Johnson.

A remessa deve ser destinada aos trabalhadores rodoviários, como caminhoneiros e motoristas de ônibus, por exemplo. No entanto, a data para o recebimento das unidades ainda não está definida. A nova vacina é administrada em dose única e pode ser armazenada em refrigeradores comuns

De acordo com a última atualização do vacinômetro estadual, até o fechamento desta matéria, 3.341.077 pessoas receberam a primeira dose anti-covid e 1.284.264 paranaenses receberam a segunda aplicação do imunizante.

 

Com informações da Agência Estadual de Notícias,

Comentários