SEGUNDA, 13/04/2020, 19:21

Em tempos de pandemia, dormir bem tem sido um problema para muita gente

Especialista em distúrbios do sono afirma que melhor estratégia para tentar minimizar a mudança radical no dia a dia de casa é tentar reestabelecer a rotina, com horários definidos para dormir, acordar e comer, entre outras medidas.

Um momento de poucas certezas, de muita insegurança e de dúvidas sobre o futuro. Com a pandemia de COVID-19 e o isolamento social, a rotina da maioria das famílias mudou quase que completamente. E junto com essa mudança de hábitos, vieram no pacote a ansiedade, o estresse, a alimentação desregrada, o excesso de bebida alcóolica e a dificuldade em dormir. É o que aponta o especialista londrinense em distúrbios do sono, Daniel Inada.

O médico, que ficou sem trabalhar por um período e voltou a atender nos últimos dias com todos os cuidados necessários, diz que vem percebendo um aumento dos casos de distúrbios do sono em tempos de pandemia. O principal problema, afirma Daniel Inada, vem sendo a mudança quase que total da rotina e com ela outras novidades do dia a dia que estão interferindo, e muito, na qualidade do sono das pessoas.

Em alguns casos, diz o especialista, até o excesso de informação pode ser causador de estresse e de alterações no sono.

E para tentar minimizar essas mudanças drásticas no dia a dia, o médico tem algumas dicas. A primeira delas é tentar reestabelecer uma rotina mínima dentro de casa, com horários definidos para dormir, acordar e comer, e ainda um pouco da luz do sol, nem que seja da janela de casa mesmo.

O especialista em distúrbios do sono diz que buscar algum tipo de diversão e entretenimento é extremamente saudável em um momento como agora.  O problema, segundo ele, é o excesso, por exemplo, das famosas maratonas de filmes e seriados que entram pela madrugada.

Comentários