SEGUNDA, 19/04/2021, 07:05

Em tempos de pandemia e aulas online, a CBN Londrina foi atrás de dicas de um profissional sobre como melhorar o rendimento, sem exigir demais das crianças

Segundo especialista ouvida pela reportagem, uma dessas dicas é fazer uma coisa de cada vez. Mas, a principal delas, é mesmo a concentração e para isso a solução pode estar até mesmo na diversão.

Na rede pública de Londrina as crianças entraram no segundo ano com aulas 100% online. Já nas escolas particulares vem funcionando o modelo híbrido, com as atividades divididas entre presenciais e remotas. Em qualquer um dos casos, as aulas à distância passaram a ser uma realidade. Mas como toda mudança, precisou de uma fase de adaptação.

Entre erros e acertos, uma coisa é certa, foi um ano difícil para a educação. E deve continuar assim em 2021, já que os números da Covid seguem altos em todo o estado e, por enquanto, não há perspectiva de volta às aulas de maneira totalmente presencial.

E para tentar ajudar os país nesta nova tarefa, a CBN Londrina decidiu ouvir um profissional da área sobre como as aulas remotas mudaram a vida e a rotina, principalmente das crianças. A especialista em ginástica para o cérebro, Elaine Gomes Amorim, afirma que de forma geral, é preciso entender como nosso cérebro funciona com as atividades on-line.

A capacidade de aprendizagem, ela afirma, continua a mesma, o que mudou foi o modo de operação, a forma de executar as tarefas. E isso exige a mudança de alguns hábitos para que se mantenham os resultados, explica a especialista, que é pós-graduada em Neurociência e Psicologia e tem 15 anos de experiência em liderança e desenvolvimento de pessoas.

A pedido da reportagem, Elaine Gomes listou algumas dicas que podem ser úteis e ajudar a melhorar, e muito, o aproveitamento dos pequenos nas aulas online. Ela afirma que a primeira preocupação dos pais deve ser com a organização da rotina e a pontualidade. E como temos uma capacidade de atenção limitada, ainda mais as crianças, a dica é fazer uma coisa de cada vez e fazer bem feito.

E a principal dica, explica Elaine Gomes, é buscar concentração na hora da aula. E para isso, além de tudo que já falamos, como um espaço tranquilo para a atividade, a solução pode estar em alguns jogos, afirma a especialista.

Ela afirma que as dificuldades são ainda maiores para as crianças mais novas, pela falta de maturidade em controlar impulsos e manter a atenção. Para eles, um desafio enorme, diz a neurocientista. Por isso, nada de cobranças ou punições exageradas.

Elaine Gomes diz ainda que o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação e que, apesar das dificuldades do ano passado, acredita em um 2021 mais leve e fácil para a educação.

Outra dica da neurocientista é não ter preguiça em anotar as dúvidas da criança para que não sejam esquecidas e, principalmente, destacar e elogiar o que vem dando certo, o chamado reforço positivo, que em muitas situações pode trazer um ânimo extra para uma rotina difícil.

Comentários