QUINTA, 13/01/2022, 18:57

Em um mês, casos de Covid aumentaram mais de 3.000% em Santo Antônio da Platina

Secretária de Saúde diz que algumas estruturas foram reativadas para conseguir atender a demanda e que todos os três pacientes internados na cidade no momento não completaram o esquema vacinal.

Uma disparada da Covid-19 nas últimas duas semanas. No dia 1º de janeiro, Santo Antônio da Platina tinha 72 casos ativos da doença. Já nesta quinta-feira, 13, o boletim municipal trouxe 943. Londrina, que tem mais de dez vezes a população da cidade, registrou no mesmo dia cerca de 1.900.

Os dados da Prefeitura mostram ainda que nas últimas 24 horas foram 42 novas confirmações da doença na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Platina, em 30 dias, de 12 de dezembro a 12 de janeiro, o aumento dos casos no Município foi de mais de 3.000%.

Dos 943 casos ativos registrados nesta quinta-feira na cidade, apenas três pacientes estão internados no Hospital Regional Norte Pioneiro e o restante está em isolamento domiciliar. Desde março do ano passado, Santo Antônio da Platina, que tem pouco menos de 46 mil habitantes, teve mais de 8.300 confirmações da doença.

A secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio da Platina, Gislaine dos Santos, fala em um novo desafio desde o início do ano e diz que a Prefeitura decidiu ampliar a rede de atendimento e reforçar as equipes das unidades de saúde para conseguir dar conta da demanda dos pacientes, não só de Covid.

Até agora, o Município já aplicou mais de 77.300 doses das quatro vacinas em uso no país.

Segundo a secretária, Santo Antônio da Platina tem hoje aproximadamente 90% da população com a segunda dose.

Ela diz ainda que os três pacientes internados na cidade neste momento não tinham o esquema vacinal completo e que, com a disparada dos casos nas últimas semanas, a procura pela dose de reforço aumentou.

Na última quarta-feira, a cidade registrou o primeiro óbito pela Covid de 2022, de uma senhora de 75 anos. Desde o início da pandemia, mais de 156 moradores de Santo Antônio da Platina perderam a vida por conta da infecção causada pelo coronavírus.

Por Marcos Garrido

Comentários