SEXTA, 15/10/2021, 11:50

Em votação apertada, vereadores aprovam mais uma doação de terreno para empresas

Área avaliada em mais de 5 milhões de reais tem como contrapartida a geração de 60 empregos diretos

As discussões polêmicas em torno das doações de terreno para empresas se instalarem em Londrina ou ampliarem a capacidade de produção na cidade voltaram com tudo na sessão desta quinta-feira da Câmara de Vereadores.

Foi aprovada a doação de três terrenos de mais de 12 mil metros às margens da avenida Brasília a uma indústria de geradores instalada na cidade desde o início da década de 1960. A área foi avaliada em R$ 5,2 milhões e, como contrapartida, a empresa promete gerar 60 novos empregos diretos, somando-se aos 78 já existentes.

Diante da resistência de vereadores que questionaram o valor agregado do benefício concedido em relação à contrapartida da empresa, a prefeitura apresentou emendas ao projeto garantindo que ela não poderá dar o imóvel como garantia de financiamento para a construção da nova unidade industrial, com investimento previsto de 7,5 milhões de reais.

Eram necessários 13 votos para que a doação fosse aprovada, o que foi atingido no limite, com 13 vereadores favoráveis, 4 contrários e uma abstenção. Após o resultado, o vereador Santão fez uma fala polêmica sobre as consequências da aprovação, sendo questionado na sequência pelo vereador Emanoel Gomes.

Em paralelo à discussão, a vereadora Jessicão protocolou sete pedidos de informação sobre doações de terrenos solicitadas pela prefeitura desde o início do ano, e afirmou que votará de forma contrária em todas elas.

Por Marco Feltrin

Comentários