TERCA, 03/08/2021, 14:00

Empresa pede mais 30 dias para entregar trecho da trincheira da Rio Branco com Leste Oeste

Obra de escavação do túnel começou em janeiro e poderá pela primeira vez ter cronograma atrasado a pedido da empresa

O primeiro grande obstáculo para escavação do túnel que faz parte da obra da trincheira no cruzamento das avenidas Leste e Rio Branco deverá acarretar no atraso anunciado no cronograma da obra. Isso porque a empresa responsável pela execução pediu para que a Secretaria de Obras conceda o prazo de mais 30 dias para entregar o trabalho, alegando falta de da matéria prima no mercado.
 
Atualmente, está em andamento a construção da base de contenção do túnel, envolvendo intervenções na área de abrangência da rotatória, com a colocação de estacas, vigas e outros elementos de sustentação da estrutura que formará o túnel a ser construído em concreto, por meio de intersecção em desnível para a passagem de veículos.

Segundo Marcelo Canhada, Secretário de planejamento do município de Londrina, o atraso é por falta de matéria prima da tubulação. Entretanto, para que a prefeitura conceda o novo prazo, ela precisa justificar corretamente, caso contrário, segundo ele, a empresa poderá ser notificada e penalizada pelo atraso. 

Cerca de um terço desta base no cruzamento, denominada cortina de contenção, está pronta, e os serviços incluem a preparação das paredes da trincheira. Maquinários para perfurações, escavações e demolições estão entre os principais componentes da obra nesse momento, permitindo edificar a fundação do túnel, que terá 600 estacas.   Canhada afirmou que apesar do trecho curto, o fechamento da área está causando transtorno aos moradores e comerciantes, por isso, preocupação é grande com a possível entrega fora do prazo.     

A implantação é feita em extensão de mais de 120 metros, desde a rua Araguaia até a área da rotatória da Rio Branco com a Leste-Oeste, em estrutura de 1,20m por 1,20m.  A recuperação das galerias pluviais já vem sendo feita ao longo da avenida Rio Branco, desde a altura do viaduto da BR-369, sentido norte/centro.
 

Por Guilherme Marconi

Comentários