SEGUNDA, 02/03/2020, 11:53

Empresa termina obra de reconstrução do Museu de Arte, mas a reforma ainda precisa ser oficialmente entregue ao município

Depois disso, a Secretaria de Cultura precisa de, pelo menos, 60 dias para organizar o espaço e reabri-lo para eventos.

Apesar de praticamente pronta, a obra de reforma do Museu de Arte de Londrina ainda precisa ser oficialmente entregue à Secretaria Municipal de Obras. O secretário de cultura Caio Julio Cesaro explica que, é preciso uma vistoria oficial para saber se a empresa contratada cumpriu com todos os combinados, antes da prefeitura assumir o espaço novamente.

A previsão inicial era de que a reforma fosse concluída em outubro. Mas, com o pedido de prorrogação do prazo pela construtora foi assinado um novo aditivo e a data de entrega passou para 23 de dezembro. Sem conseguir terminar a obra antes do Natal, a empresa solicitou mais tempo. Dessa vez, a conclusão da obra ficou para 22 de janeiro. Mas, só agora está concluída.

Segundo Cesaro, após a entrega oficial, a secretaria assume a organização do Museu, o que deve durar uns 60 dias antes da reabertura para eventos. A reforma prevê, de acordo com o secretário, melhorias no telhado, nas esquadrias, além de pintura completa e adequação de equipamentos de segurança, além das calçadas e outros serviços.

O prédio, projetado pelos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, teve a construção iniciada em 1948 e finalizada em 1952. Planejado para sediar a quarta rodoviária da cidade, foi tombado como Patrimônio Estadual em 1974 e por conta disso precisa manter as características originais em qualquer reforma que venha a ser feita. A reforma no Museu começou em junho do ano passado e custou R$ 1,2 milhão ao município.

Por Claudia Lima

Comentários