TERCA, 30/10/2018, 16:28

Empresários apostam em fim de ano positivo

Levantamento da Fecomércio revela que 17% das empresas pretendem contratar, maior número dos últimos três anos. Sindicato do Comércio Varejista também avalia que, com recuperação da economia, setor deve ter resultados melhores nesse fim de ano.

O comércio de todo o estado deve abrir mais de 5 mil vagas temporárias neste fim de ano, de acordo com um levantamento realizado pela Fecomércio. A pesquisa mostra ainda que 17% das empresas dos setores de comércio e serviços devem contratar temporários. É a maior expectativa dos últimos três anos. Em 2017, a pretensão de recrutamento de pessoal para vagas temporárias foi de 13,6%.

Destaque para o comércio, em que quase 19% dos empresários afirmaram que vão contratar para as festas de fim de ano. E para quem está desempregado, e já tem experiência como vendedor, a notícia é ainda melhor: quase 50% das 5 mil vagas devem ser para essa função.

Segundo o levantamento da Fecomércio, boa parte dos temporários deve se transformar em efetivos em 2019, pelo menos foi o que indicaram 70% das empresas ouvidas na pesquisa. Outros 13% não descartaram a possibilidade de manutenção dos contratados no fim de ano. Quase metade das empresas informou ainda que vão contratar apenas um funcionário. E 23% disseram que vão ser entre seis e dez novos empregados.

Em Londrina, o Sindicato do Comércio Varejista tem a mesma expectativa. Segundo o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, a avaliação dos empresários locais é de que a economia já mostra sinais de recuperação e que será um fim de ano melhor do que os últimos, com um aumento significativo na contratação de temporários.

Gava não citou números locais, mas afirmou que os empresários de forma geral estão mais animados e já estão se planejando. De acordo com o presidente do Sincoval, alguns dos novos temporários já devem estar trabalhando em novembro, na Black Friday.

Na Agência do Trabalhador, expectativa também de um fim de ano melhor. Segundo o secretário Municipal do Trabalho, Elzo Carreri, o ano passado foi fechado com um saldo negativo de 2 mil vagas. O saldo de 2018 também continua negativo, mas em apenas 200 vagas. Com isso, segundo Carreri, o ano deve ser encerrado com números positivos e acredita que em torno de 50% dos temporários devem ser efetivados.

Elzo Carreri demonstra otimismo para 2019 e diz que muitas empresas vão aproveitar para reestruturar o seu quadro de funcionários.

Comentários