SEGUNDA, 22/01/2018, 06:00

Empresas têm até o fim de janeiro para pagar a contribuição sindical

Com a reforma trabalhista, ela deixou de ser obrigatória, mas Federação das Indústrias alerta que a contribuição representa um suporte maior para o empresário, principalmente na hora de negociar os acordos coletivos, outra novidade da nova lei trabalhista.

Com a reforma trabalhista, desde 11 de novembro, a Contribuição Sindical Empresarial passou a ser voluntária. As empresas que optarem por recolher a contribuição, que é anual, devem fazer isso até 31 de janeiro.

O superintendente da Federação das Indústrias do Paraná, Reinaldo Tockus, diz que a contribuição sindical dá ao empresário um suporte grande em diversas áreas. Uma delas é justamente nas negociações dos acordos coletivos com os trabalhadores, que ganharam força com a Reforma Trabalhista.

O Superintendente da Fiep destaca que a nova legislação trabalhista, aprovada no ano passado, dá liberdade ao empresário para fazer as negociações individualmente, mas completa avaliando que sempre há riscos na condução de acordos coletivos dessa forma.  

Reinaldo Tockus diz que ao contribuírem, as empresas têm direito a uma série de outros benefícios, como capacitação dos seus quadros em diversas áreas e ainda o acesso mais fácil a linhas de financiamento e programas de instituições e bancos parceiros da Fiep.

Lembrando que o pagamento da contribuição sindical empresarial deve ser feita até o dia 31 de janeiro.

Comentários