SEGUNDA, 28/08/2017, 00:00

Encontro reúne grafiteiros de diferentes partes do país aqui em Londrina

Além de workshops e rodas de conversa, os artistas pintaram durante o fim de semana um enorme painel em toda lateral do muro do Cemitério São Pedro.

Realizado pelo coletivo CapStyle, o evento reuniu aqui na cidade durante o fim de semana, grafiteiros de várias partes do país para workshops, rodas de conversa e, claro muito grafite, em comemoração aos quinze anos do grupo. No sábado e domingo, cerca de 45 artistas transformaram o muro do cemitério São Pedro, na lateral da rua Rio de Janeiro, em um grande painel de grafite. Márcio Luchtemberg é de Apucarana e no meio do grafite é conhecido pelo nome artístico Zion. Ele conta que não tem um tema preferido e que a inspiração depende muito do momento.

O tema do encontro é a “Natureza da Vida e o Amor”. Zion foi o primeiro a chegar para a pintura do painel e conta que decidiu ali mesmo falar de liberdade.

Na sexta-feira, a programação teve oficinas sobre grafite no Museu de Arte. A cada encontro, um artista falou da sua experiência, da trajetória de vida e dos estilos e técnicas do grafite. O grafiteiro Ivan Teodoro, de 24 anos, é daqui de Londrina. E pra quem pensa que grafite e pichação é tudo a mesma coisa, ele explica as diferenças.

O grafiteiro Gabriel Corbeta, de 27 anos, conta que o grafite se transformou ao longo dos anos e deu origem a outro movimento, o muralismo.

No domingo, a programação do Mural 15 anos Cap Style teve uma série de apresentações culturais, com performance de dança C-Walk, além de apresentação de circo, hip-hop e as tradicionais batalhas de rimas.

Comentários