QUINTA, 06/10/2016, 18:58

Endividamento das famílias paranaenses fica estável em setembro

O índice apurado pela Fecomércio estabilizou depois de quatro meses consecutivos de alta.

O levantamento revelou que nove em cada dez famílias paranaenses têm algum tipo de dívida. A porcentagem de famílias endividadas em setembro se manteve estável em comparação com agosto, o que foi considerado positivo pela coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Takata, já que nos últimos quatro levantamentos o endividamento dos paranaenses só vinha crescendo.

A coordenadora de pesquisas da Fecomércio explica que no restante dos estados o endividamento das famílias é bem mais baixo que no Paraná.

Segundo Priscila Takata, o maior problema não está no endividamento, mas na falta de capacidade de pagar essas dívidas. O ponto negativo é que o número de pessoas que disse não ter condições de quitar as dívidas cresceu de agosto para setembro. Das famílias com contas em atraso, quase a metade está inadimplente, ou seja, têm contas vencidas há mais de 90 dias.

E o cartão de crédito continua sendo o grande vilão. Com juros de até 300% ao ano, ele foi responsável pelo endividamento de 65% das famílias paranaenses em setembro.

Comentários