QUINTA, 30/03/2017, 19:27

Endividamento do paranaense é o mais baixo desde julho do ano passado

Segundo pesquisa da Fecomércio, o índice de inadimplentes no estado também mostrou redução no mês de março.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor divulgada pela Fecomércio do Paraná, aponta uma nova redução no índice de famílias endividadas no estado. Em março, 85,6% dos paranaenses se disseram endividados. No país, a taxa de endividamento ficou um pouco abaixo de 58%. Rodrigo Rosalen, diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio, afirma que o índice mostra uma tendência do consumidor.

Segundo Rodrigo Rosalen, o endividamento não é um problema. Ele afirma que a principal causa da queda nas dívidas do paranaense está na recessão econômica e na queda no consumo.

O diretor de Planejamento e Gestão da Fecomércio explica que o maior problema está na inadimplência, quando o consumidor deixa de pagar a conta por mais de três meses. Metade das famílias do estado, que afirmou estar com contas em atraso também disse não ter condições de pagar as mesmas. Rosalen afirma que a inadimplência também mostra uma leve tendência de queda.

O cartão de crédito continua disparado como o principal fator de endividamento, com mais de 71%. Em segundo lugar aparece o financiamento de automóvel (9,8%) e o financiamento imobiliário 8,6%.

Comentários