TERCA, 03/10/2017, 19:31

Entrada de consumidores londrinenses no cadastro de inadimplentes caiu mais de 18% em setembro

Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL também fechou o terceiro trimestre com queda acumulada de quase 17% na comparação com 2016.

A entrada de consumidores no cadastro de inadimplentes continua caindo mês a mês. É o que aponta o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito administrado pela ACIL. Em setembro, a queda no número de consumidores negativados em Londrina foi de quase 18% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de 2017, a redução foi de quase 17%. Para o economista e consultor da ACIL, Marcos Rambalducci, as seguidas quedas no número de consumidores com o nome negativado mostram que a administração do orçamento doméstico está ficando mais disciplinada.

Rambalducci destaca que essa maior educação financeira do consumidor é positiva para o varejo, principalmente por conta do tão esperado aumento do consumo no fim do ano.

Se a entrada de consumidores no cadastro de inadimplentes da Acil registrou queda, em relação à saída de pessoas o levantamento também revelou uma ligeira redução no acumulado do ano, de 0,37%, na comparação com 2016. A queda mais significativa foi em setembro, onde a redução no movimento de saída do cadastro de inadimplentes foi de quase 20% em relação ao ano passado, a maior queda desde janeiro. Para Rambalducci, a queda no número de consumidores que conseguiu sair da lista é em boa parte por conta do fim dos saques das contas inativas do FGTS.

Em Curitiba, dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito mostram que a inadimplência do consumidor da capital aumentou 0,7% em agosto na comparação com julho. Já no acumulado do ano, a redução da inadimplência em Curitiba, 3,6%, foi bem mais tímida que em Londrina, que ficou em 17%. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a queda na capital do estado foi de 4,5%, enquanto por aqui foi de 18%.

Comentários